Sobre

Penso, logo Sou! – Laboratório de Investigação da Consciência

Missão

  • Proporcionar o acesso livre a informação fidedigna (notícias, entrevistas, documentários, artigos de opinião e/ou científicos, livros, vídeos, etc.) relacionada com a consciência e os métodos e técnicas para proceder à sua exploração. Para tal abordamos áreas como a Psicologia, a Filosofia, a Etnobotânica, a Medicina, a Química e os variados ramos científicos com implicações psicadélicas.
  • Construir uma base de dados, com principal enfoque na língua portuguesa, que agregue informações variadas sobre as temáticas mencionadas.

Visão

Acreditamos que o ser humano tem um impulso intrínseco para a exploração da sua consciência e para uma contínua reconstrução de si mesmo, das suas relações e da sociedade a que pertence. Consideramos esse impulso um direito fundamental que todos partilhamos, cabendo a cada um de nós a decisão de usufruir, de forma informada e consciente, do mesmo.

Num mundo regido pela retórica de massas e manipulação de informação, a temática das substâncias psicadélicas tem sido particularmente diabolizada, levando a uma estagnação nas pesquisas científicas e a uma disseminação de mitos culturais negativos e informações erróneas que há muito se enraizaram.

Acreditamos que a compilação de informações imparciais sobre estas substâncias/técnicas é um dos primeiros passos para uma reflexão despreconceituosa sobre estas temáticas, de forma a estabelecer um diálogo construtivo entre as variadas áreas do conhecimento científico para que se possam fazer decisões informadas.